segunda-feira, 10 de outubro de 2011


Eu comecei a escrever uma carta para uma das Lalagirls sobre uma coisa que me assombrava. Mas não tive coragem de terminar. Então achei que seria diferente se eu pudesse transcrever aquilo e quem saber conseguir um final justo.

Então... eu estava pensando sobre saudade e memória. Quando se passa muito tempo estudando sobre isso, você acaba tendo momentos cheios de epifania sobre o assunto. E para falar a verdade, eu odiei pensar sobre isso.

De acordo com a teoria memorialística, quando dormimos e passamos as memórias curtas para as longas, ocorre um problema nesse processo. Nós somos como um daqueles quadros brancos de caneta mágica de criança, que ela escreve, e quando levanta o painelzinho, tudo apaga e só ficam as marcas da força que a pessoa imprimiu para escreve/desenhar aquilo. Ao longo do dia nós desenhamos no nosso painel, a noite, ao dormimos, o painel é levantado e só as marcas dos acontecimentos ficam. A memória é como um jogo de ligar os pontos. Só que nós não conseguimos ligar uma a outra, então nós inventamos a história entre os pontos, nós criamos os intervalos, nós criamos a nossa memória.

Eu posso te contar coisas com detalhes sobre tudo o que nós Lalagirls vivemos, mas quando eu fecho os olhos, eu não consigo mais ver as coisas. Eu sei, mas eu não vejo. E esse papel da memória de iludir a gente, de nos fazer lembrar de pequenos espaços e esquecer outros pode eventualmente me fazer montar uma história que não é nossa de verdade, uma história que eu nunca vou poder ver. Vai haver um momento em que tudo fará parte de uma história inventada, que nós criamos para substituir tudo que esquecemos. E para uma pessoa que costuma a gostar de lembrar e rever cada detalhe... isso mata.

Hoje mais cedo, eu fechei os olhos e eu quis lembrar de como vocês eram, mas eu lembrei de fotos e não de expressões, risos, emoticons humanos etc. Então eu acho que nós precisamos criar um plano, pra que vocês não cheguem ao ponto que cheguei, e para que eu possa fechar os olhos e ver vocês. Meu plano se chama Receita da Ciça. E os ingredientes são simples: apenas Lalagirls. Modo de fazer: Manter as Lalagirls em contato constante.

Espero que vocês apreciem a receita.

Um comentário: