domingo, 12 de fevereiro de 2012

Silence a scary sound...



"Well, some may say I need to be afraid of losing everything"

Hoje mais cedo minha avó começou a me contar uma coisa sobre a vida dela e usou a expressão "era muito amiga deles" e eu fiquei pensando como alguém pode ser muito ou pouco amigo de alguém. Fui fazer o almoço e fiquei pensando nisso enquanto eu cozinhava os legumes, fazia o arroz e assava a asa e cheguei a conclusão que estes indicadores de intensidade não existem quando se trata de amizade.

Não se pode avaliar o tamanho do sentimento que temos por uma pessoa, muito menos avaliar a quantidade de amizade que temos com ela. Ou somos amigos, ou não somos. Esta mania que as redes sociais inventaram de que qualquer conhecido é amigo deturpou toda a esfera que envolvia os conceitos sobre a amizade e hoje em dia qualquer coisa pode ser feita com um amigo.

Amizade é algo tão mais profundo do que dez afinidades, cinquenta conversas e meia duzia de coisas em comum. Ser amigo é estar presente todos os dias, mesmo quando se mora a 331 km de distância ou a 877 km. E querer saber como foi o dia, quais são as novidades mais simples, o que pretende fazer no fim de semana, se a saída de sexta foi agradável, se o garoto de sábado ligou, se sua saúde está ok, se o filme de domingo foi legal, se precisa de ajuda em alguma coisa ou escutar qualquer futilidade que se tenha a comentar.

Amizade não é ofender as pessoas, não é fingir que algo está bem quando não está, não é deixar a pessoa que se diz amar sozinha quando se pode estar perto, não é ceder aos caprichos das pessoas porque elas são suas amigas, não é xingar as pessoas por bobeiras, não é tratar com indiferença e grosseira, amizade não é ser mentiroso ou indulgente. Amizade não é falar que se pode ser tudo isso e que depois de dois minutos ninguém mais estará ofendido e que tudo pode correr como sempre correu. Isso é viver entre colegas.

Amizades não vão morrendo porque um fez algo que você não queria, elas morrem aos poucos porque as conversas são suprimidas e as mágoas são guardadas. Somos capazes de nos adaptar as mudanças mais loucas do mundo, mas a mudança do comportamento de um amigo, essa mudança nos desestabiliza, nos tira do eixo e nos faz perder o equilíbrio. É claro que certas coisas machucam, umas no direito e outras nem deveriam machucar. Mas a vida é assim, e amigos estão próximos para poder saber a hora que erraram e para pedirem desculpas. Pessoas mudam e vivem mudando, e sentimentos novos surgem e as vezes as coisas acontecem sem que percebamos o que estamos fazendo. Isso não tira a nossa culpa, mas mostra que nós somos humanos, suscetíveis a erro. Amizade é perdoar e na medida do possível esquecer. Amizade é falar abertamente sobre as coisas que você acha que estão erradas, podendo haver discussão, mas no final, saber que foi por preocupação que você falou. Não devíamos ter medo de falar com quem a gente ama. Não devíamos ter medo de perder estas pessoas porque tentamos ser amigos delas.

Amizade é ser amigo mesmo quando as coisas estão todas erradas. É apoio, é constância, é conhecimento, é dia a dia, é desejo, é participação, é carinho, é felicidade, é tristeza, é gritos e sorrisos, é paz, e briga, é amor. Mas tudo numa dosagem especial. Não é desrespeito ou covardia. Não é jogo, é vida. E vida a gente não pode reescrever.

Alguém um dia me disse que pessoas que querem estar na sua vida, sempre encontrarão um jeito, e de todas as frases mais bonitas sobre amizade e amor que escritores escreveram, que pessoas colocaram em cartas, desenhos, fotos, imagens, na internet, em blogs, em qualquer lugar, nenhuma frase é mais certa do que esta. O triste é querer estar com quem não quer. Mas a esperança de novos acontecimentos eventualmente aquecem o coração calejado... esperando que um dia, nos queiram também.




4 comentários:

  1. Por isso você é a lalalagirl maiiiiiiiiis linda do mundo... e consegue escrever o que muita gente gostaria de escrever e não consegue..
    NHU NHU NHHUUUUUUUUUUUUU te amo demais <3

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que a gente devia parar de viver (especialmente eu) na teoria do porco espinho. Quando no inverno, pra não morrer de frio, o bando andava juntinho para se aquecerem. Mas os espinhos dos outros machucavam que estava perto, e para não sentirem dor, eles se afastaram de novo, preferindo o frio. As coisas doem mas a gente tem que lidar com elas. É isso que amigos de verdade fazem.

    ResponderExcluir
  3. Aw... Eu nem consigo pensar em algo a altura para comentar...
    Só que fiquei feliz em poder ler algo com tanta verdade hoje!

    E você de novo me deixando com fome, o maniazinha de ficar mostrando que sabe cozinhar, e bem!
    Meu Deus!!

    ;P

    ResponderExcluir
  4. Silence is a scary sound... but with friends it's just a comfortable pastime... Miss u, Mel (minha Flá)

    ResponderExcluir